top of page

Para os países em desenvolvimento, a erosão do solo está entre as cargas ambientais e econômicos mais crônicas. 

 

Vastas quantidades de solo são lavados ou soprado longe de terra arável apenas para acumular em rios, reservatórios, portos e estuários, criando assim um desastre duplo: um recurso vital desaparece de onde é urgentemente necessária e é depositado onde é igualmente indesejável. 

 

Apesar de muita retórica e esforço, pouco tem sido feito para superar este problema. Vetiver, uma gramínea tropical pouco conhecido, oferece uma maneira prática e barata para controlar a erosão em grande escala em regiões tanto úmidas e semi-áridas.

 

Gramíneas desta espécie profundamente enraizadas capturar e reter sedimentos, enquanto as folhagens rígidas age como um filtro que também retarda o escoamento e mantém a umidade no local. 

 

David Pimentel e Michael Burgess (ambos da Universidade Cornell) publicaram um artigo " a erosão do solo ameaça a produção de alimentos ", que todos os que trabalham nos sectores da agricultura e recursos naturais deve ler. 

 

Um resumo de seu trabalho seguinte: "Desde que os seres humanos em todo o mundo obter mais de 99,7% de seus alimentos (calorias) a partir da terra e menos de 0,3% dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, preservando terras cultiváveis ​​e manutenção da fertilidade do solo deve ser da mais alta importância para bem-estar humano.

 

Erosão do solo é um dos mais graves ameaças que pesam sobre a produção mundial de alimentos. Cada ano cerca de 10 milhões de hectares de terras cultiváveis ​​são perdidos devido à erosão do solo, reduzindo a área plantada disponível para a produção mundial de alimentos.

 

A perda de terras agrícolas é um problema sério porque a Organização Mundial de Saúde e do relatório de Alimentação e a Agricultura que dois terços da população mundial é subnutrida.

 

O solo está sendo perdido de áreas agrícolas de 10 a 40 vezes mais rápido que a taxa de formação do solo pondo em perigo a segurança alimentar da humanidade.


O estudo, embora não seja grande, chegou a algumas conclusões interessantes e insights. Parte do resumo lê "Este estudo identificou que Vetiver é o mais barato e facilmente manipulados por agricultores da região.

 

A avaliação da percepção dos agricultores sobre Vetiver e seu uso para a conservação do solo e da água mostrou que a maioria dos agricultores tem consciência de problemas das ONG.

 

Mas analfabetismo, tamanho da terra e de propriedade dificultar a expansão do capim vetiver para a área. Este estudo também identificou que Vetiver é um prático, barato, de baixa manutenção muito simples, e meio muito eficaz de conservação do solo e da água, controle de sedimentos, estabilizações terrestres e reabilitação.

 

Os agricultores que plantaram capim vetiver em suas terras agrícolas foram beneficiados tanto na gestão da terra e como uma fonte de renda que melhorou tem seu status sócio econômico da comunidade".

 

 

bottom of page